O novo marco cambial do Brasil trouxe grandes mudanças para as pessoas físicas e empresas sediadas no Brasil, que poderão ter reserva em dólar no Brasil a partir de suas contas bancárias. No país, antes de Jair Bolsonaro ter sancionado a lei 14.286/2021, toda e qualquer quantia em moeda estrangeira teria que ser deixada no exterior em instituições que possuíssem a reserva do dólar.
Quais as facilidades do marco cambial?
O que acontece com o novo marco cambial brasileiro é que agora teremos uma maior facilidade em comprar e vender dólares sem necessariamente depender de instituições financeiras ou corretoras de câmbio para isso. É natural entender que Bancos e empresas poderão manter reservas de dólar no país, isso flexibiliza e atrai o fato de que investidores estrangeiros injetarem mais dinheiro no Brasil através da criação de contas que tenham a possibilidade de armazenar as duas moedas.
A decisão também facilita que o dinheiro seja enviado para fora do Brasil de uma forma mais fácil, a partir do momento que empresas possuam sede no Brasil e representação no exterior, de forma que seja feito pela própria empresa a conversão de reais para o dólar.
O principal objetivo do Banco Central é garantir a estabilidade da moeda em relação à variação cambial de forma que possa manter o seu controle. Mas como estamos em um país subdesenvolvido, provavelmente algumas pessoas escolheriam só transacionar em dólar ou abrir conta em dólar e a consequência direta é que Isso criaria um mercado paralelo de negociação do dólar, como na Argentina, em que o peso argentino está cada vez mais perdendo a confiança da população e se desvalorizando em relação ao dólar.
Qual o principal motivo do novo marco cambial?
O contexto disso tudo se deu com o acordo comercial entre Brasil e Estados Unidos de 1935. O tratado determinou que as tarifas de vários produtos que eram comerciados entre às duas nações seriam mantidos ou até mesmo reduzidos, trazendo uma perspectiva melhor para o país a respeito do controle da taxa de câmbio, taxas de importação e o regulamento das tarifas.
Além de tudo isso, existe uma grande dúvida a respeito de quanto de dinheiro é permitido viajar para o exterior e isso também sofreu uma alteração a partir do novo marco cambial brasileiro. Antigamente o limite para viajar para os EUA era de R$10.000,00 no bolso, mas a partir de 2022 as pessoas poderão passar para US$10.000,00
Yeah bookmaking this wasn’t a risky decision outstanding post!.
I am a website designer. Recently, I am designing a website template about gate.io. The boss’s requirements are very strange, which makes me very difficult. I have consulted many websites, and later I discovered your blog, which is the style I hope to need. thank you very much. Would you allow me to use your blog style as a reference? thank you!