O que é bolsa de valores

A bolsa de valores nada mais é do que uma grande rede que conecta pessoas e empresas para realizarem compras e vendas.

Ou seja, fazerem transações. Na bolsa de valores é negociado uma enorme quantia de dinheiro e provavelmente muito mais do que você pode imaginar.

Cerca de 387 trilhões de reais todo ano. Para tanto dinheiro ser negociado, obviamente não são comidas frutas ou objetos de segunda mão negociados lá.

Normalmente são empresas grandes, ou melhor, são ações. Você já deve ter ouvido esse nome provavelmente em uma conversa com seu tio.

O que são ações de empresas?

Ações são pequenos pedaços de uma empresa e o valor das ações é sempre relacionado à empresa por trás. Então imagine que uma empresa é uma pizza e que quanto maior for o tamanho da pizza maior também será o tamanho de cada pedaço dela.

Como funciona uma ação em bolsa de valores?

Para explicar melhor imagine que uma empresa que vale cerca de um milhão de reais cresce e seu valor passa para dois milhões. Sua ação que antes pode a 10 reais por exemplo agora passou a valer 20 reais. Isso obviamente é muito bom para os donos de algumas ações daquela companhia.

Se alguém que comprou aquela ação a 10 reais vendê lo agora terá tido um lucro de 10 reais por ação. Imagine que o Facebook decidiu que suas ações passaram a ser negociadas agora na bolsa de valores. O que isso traz de bom para o Facebook? Dinheiro.

Se o Facebook vende suas ações ele está trocando parte de sua empresa por dinheiro dinheiro esse que pode ser utilizado para expandir contratar novas pessoas e investir cada vez mais em seu negócio. Não à toa quando o Facebook fez isso ele ganhou cerca de 89 bilhões de reais ou caso você prefira 16 bilhões de dólares.

Diferentemente do que muitas pessoas pensam isso não é simplesmente uma aposta e sim realmente um investimento lógico por meio de estudos não tão complexos como aparenta.

Como saber a hora de investir em ações?

É possível imaginar quais ações vão crescer então tomar riscos calculados. Se uma empresa cresce constantemente e tem boa reputação, os investidores vão investir nela.

O preço de uma ação é definido pela quantidade de oferta e pela vontade que as pessoas têm para compra e venda daquelas ações.

Imagine que alguém querendo comprar uma ação da Apple por 148 dólares, mas os vendedores só querem vender por 150 e os compradores acham isso justo.

Então resolvi fazer a transação. Dessa forma o preço da ação passou a ser de 150 dólares e o contrário. Se o investidor quer vender suas ações por 150 dólares, mas outros investidores acham que valem a pena 145 dólares e o vendedor decide que tudo bem resolve fazer oposição a seu agora passou a valer a pena 55.

Por esse motivo quando a empresa divulgou resultados negativos, por exemplo, as ações caem. Afinal os investidores acham que a empresa não está tão boa assim quanto antes. Atualmente é muito fácil investir na bolsa de valores e para isso você só necessita de um celular ou computador.

O que é índice Ibovespa?

Isso faz com que muitos novos investidores que estejam entrando no mercado e com isso as ações mudem de preço muito rapidamente. Então, não devemos perder tempo ao tomarmos decisões. O valor das 82 maiores empresas brasileiras é resumido no índice Ibovespa.

O Ibovespa mostra o quão bem ou mal estão as empresas a economia e as negociações em bolsa.

Todos os países que têm seus próprios bolsa de valores têm também índices para mostrarem a performance. Esses índices não são a bolsa de valores, mas mostram o resultado dela. O Ibovespa, por exemplo, não é a bolsa de valores. A Bolsa de Valores brasileira, na verdade, é a B3.

Mas o Ibovespa é o índice que mostra o desempenho da BHTrans.

Agora que você já sabe o que é bolsa de valores, deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos para todos aprenderem juntos.